Acolhimento e adaptação 2020

Mensagem de acolhimento

É com muita alegria que a Escola Caminho do Meio inicia o ano letivo de 2020. Todas os alunos e suas famílias são bem-vindos.

O começo, ou recomeço, das aulas, é conhecido como período de adaptação. Na Escola Caminho do Meio, entendemos esse momento como um processo amplo, melhor definido pela palavra acolhimento — a palavra acolher vem do latim colligere, e significa hospedar, abrigar, dar acolhida, atender, dar ouvido, e também juntar e reunir. Não é uma adaptação do aluno à escola, mas um acolhimento da escola ao aluno.

A primeira das Cinco Sabedorias é a do Acolhimento, que nos orienta cotidianamente a  estarmos abertos a reconhecer aquilo que faz sentido dentro do mundo do outro. Também nos ensina que olhamos o outro como se fosse através de um espelho, pois a maneira como reconhecemos o outro também revela o que está brotando em nosso mundo interno.  Desse modo, estabelecemos um diálogo genuíno e uma relação positiva. Em resumo, acolher é ter empatia e formar vínculo.

Agradecemos às famílias por confiarem seus filhos à escola. E pedimos que se mantenham atentas e disponíveis ao longo de todas as etapas e desenvolvimento dos alunos.

Com carinho,
Mandala Pedagógica.

 

Orientações para o acolhimento de seu filho

Educação Infantil

Todas as crianças da Educação Infantil são acolhidas através de um cronograma personalizado de adaptação. Se for o caso, a adaptação é adequada, e se necessário, ela pode vir a ser retomada.

Confira abaixo as orientações para as famílias e para alunos novos e “antigos”.

  • É imprescindível que um familiar ou cuidador esteja disponível no período de adaptação. (Todos os alunos, inclusive os “antigos”, fazem adaptação.)
  • A família deve estar ciente que o processo de adaptação pode sofrer alterações. É importante planejar a disponibilidade de um cuidador caso a adaptação se estenda ou tenha que ser retomada.
  • É importante que a família esteja tranquila com a escola e processo de adaptação. Converse com a coordenação pedagógica ou  educador, se for o caso.
  • Antes de começar as aulas, a família receberá um cronograma de adaptação. Pedimos atenção aos horários, este cronograma é pensado de maneira a respeitar o ritmo de formação de vínculo da turma. 

  • Converse com seu filho sobre a escola e da alegria de começar em um novo lugar, com novos amigos, etc.

  • Para as mães que amamentam sugerimos que façam um exercício de “desmame” da tarde. Acriança passará aquele período sem a mãe e sem mamar e isso será um acúmulo de experiências tanto para o filho como para a mãe.

Crianças que já estudam na escola também passam por um período de adaptação a cada início de ano letivo. Esse período serve tanto para a criança retornar bem, quanto para a turma como um todo formar seus vínculos. Antes de começar as aulas, a família receberá um cronograma de adaptação.

Ensino Fundamental

Todos passam por um acolhimento, até mesmo os alunos mais velhos do Ensino Fundamental.

Confira abaixo as orientações para as famílias e para alunos novos e “antigos”.

 

  • Providencie todos os itens da Lista de Materiais desde o primeiro dia.
  • Acompanhe seu filho diariamente: se interesse em saber como ele está ao ir e ao voltar da escola.
  • É importante que a família esteja tranquila com a escola. Converse com a coordenação pedagógica ou  educador, se for o caso. 
  • Para cada aluno novo na escola, é planejado um acolhimento. Se for necessário, é feito um cronograma de adaptação — alunos que ingressam pro transferência sempre terão um cronograma de adaptação.
  • Converse com seu filho sobre a escola e da alegria de começar em um novo lugar, com novos amigos, etc.

  • A confiança das famílias é fundamental, se você estiver com alguma dúvida, por gentileza, solicite na secretaria uma conversa com a educadora e/ ou coordenação.

Alunos que já estudam na escola também recebem cuidados especiais  a cada início de ano letivo. 

Rolar para o topo