Nota preliminar
Esse texto faz parte do material de formação para toda a comunidade escolar da Escola Caminho do Meio (ECM). A roda de acolhimento é uma prática diária desenvolvida desde o Jardim até os anos finais do Ensino Fundamental.
- Profa. Vanessa Cristina Francisco é coordenadora pedagógica da ECM.
- © da autora.
Roda de acolhimento
Profa. Vanessa Cristina Francisco
Fevereiro de 2020
A roda de acolhimento acontece diariamente na Escola Caminho do Meio no início da tarde. Esse é um dos rituais que abre uma mandala, estabelece uma atmosfera para o tempo de estar juntos naquele dia.
A roda é composta por canções em português e inglês, brincadeiras, percussões corporais ou com instrumentos, recitação de poesia, flauta doce, prática de meditação e tem o objetivo de harmonizar corpo, fala/energia e mente.
A cada bimestre o repertório que compõe a roda é inspirado na sabedoria que estamos vivendo, no elemento associado, na estação do ano e no projeto trabalhado. A professora pode trazer para essa roda contagens em ordem crescente e decrescente, contando de um em um, dois em dois, três em três, etc, toda a tabuada associada a gestos e percussões, recitação de números em inglês e o que for significativo e contextualizado para o desenvolvimento das seguintes habilidades:
- lateralidade;
- noção espaço-temporal;
- equilíbrio;
- ritmo;
- motricidade ampla e fina;
- esquema corporal;
- oralidade;
- escuta;
- concentração.
É muito importante que o repertório que compõe a roda seja finamente escolhido e costurado com a época do ano ou projetos em curso. A definição das canções, poesias, brincadeiras e movimentos serão repetidos por algumas semanas, portanto, as imagens oferecidas devem ser nutritivas, as palavras serão declamadas por vários dias e devem oferecer uma paisagem positiva.
A roda abre a tarde, faz a passagem da casa para a escola, e é um momento muito especial e profundo no qual as crianças e a educadora brincam, cantam, tocam, dançam juntos, uma oportunidade de cultivar a conexão e o vínculo.
Nesse sentido, é essencial que a roda seja verdadeira, esteja viva na educadora, pois não serão apenas as palavras e gestos a serem imitados pelas crianças, mas sim corpo, fala e mente.
Gostaria de mais informações, a nível pedagógico. E também de valores.
Oi, Gislaine.
Você pode entrar em contato conosco por telefone e solicitar uma conversa sobre a proposta pedagógica. Nosso número: (51) 9 9817 0890.
Você encontra informações sobre valores na página de Perguntas Frequentas: https://educarparaafelicidade.com.br/perguntas-frequentes/.
Abraço,
Manuel.