Matrículas

Bem vindo ao próximo ano letivo

Conheça

Faça um tour virtual rápido pela proposta da Escola Caminho do Meio.

Inscreva-se

Clique aqui para ir direto ao formulário e solicitar a matrícula.

Whatsapp

Clique aqui para começar uma conversa por Whatsapp (51)99817.0890.

Whatsapp

Clique aqui para começar uma conversa por Whatsapp (51)99817.0890.

Apresentando a
Escola Caminho do Meio

Esse vídeo resume a visão e prática da escola pelo olhar da equipe e da sua comunidade escolar.

Educação pelas 5 Sabedorias

Na Escola Caminho do Meio, integramos o olhar para o mundo interno (autoconhecimento), relações saudáveis, vida sustentável e desenvolvimento do corpo, mente e emoções. E, para guiar nosso passos seguimos pelas Cinco Sabedorias.

As Cinco Sabedorias sistematizam valores que podem ser aplicados de maneira orgânica tanto em situações cotidianas quanto no planejamento escolar anual.

Assim vivemos a Escola Caminho do Meio

Assim aprendemos

Confira abaixo os principais conceitos de nossa proposta.

O ritmo faz parte da vida, da natureza e da cultura. Está na respiração, nas estações do ano e na música. Um bom ritmo alterna momentos de expansão e contração, com fluidez e a energia.

As sequências de atividades na escola caminho do meio são planejadas cuidando para que o ritmo seja favorável ao desenvolvimento da criança. Essa noção é aplicada tanto em atividades do dia-a-dia quanto no plano anual, e para todas as idades.

Cuidando o ritmo na Educação Infantil, por exemplo, cadenciamos de maneira adequada os momentos de brincadeiras, alimentação, repouso, integração, etc. Nos anos finais, por exemplo, os alunos chegam a ter um turno inteiro de aula e não se cansam.

Incluímos arte por tudo.

A arte, além de desenvolver a criatividade e amadurecimento emocional, amplia as vivências (na arte se cria e recria e se vive muitas histórias, paisagens e personagens). Isso tudo também favorece a aprendizagem, pois aprende-se melhor tendo uma experiência ampla, não apenas intelectual.

Nas formações, todos os professores aprendem e treinam diferentes técnicas. E, no cotidiano da escola, todos cantam, tocam flauta (no Ensino Fundamental), pintam, bordam, enfeitam, etc.

No Ensino Fundamental, todos os alunos aprendem por projetos.

Professores e alunos de cada grupo formam comunidades de investigação. No início de cada bimestre, escolhe-se os temas que são relevantes e o professor costura os conteúdos da Base Nacional Curricular Comum por dentro de um projeto relacionado aos temas.

Através de um projeto, os alunos:

  • integram-se com sua comunidade, ao buscar no mundo ao seu redor aquilo que já se sabe e já se fez sobre o assunto,
  • desenvolvem a autonomia, ao buscar por si ou com os colegas as respostas para as questões intrigantes,
  • realizam transformações ao concluir o projeto com um produto ou objeto final.

Assim, os conteúdos escolares são trabalhados de maneira significativa.

A vida com ludicidade está sempre presente em todas as etapas ensino.

Na Educação Infantil, uma das bases é o brincar livre. Dentro de uma ambiência saudável e segura, a criança pode brincar de maneira livre e natural. Isso proporciona a ela um desenvolvimento natural, uma motivação interior e presença plena.

Esses princípios do brincar na educação são preservados ao longo da escolarização dos alunos. No Ensino Fundamental, não se perde a criatividade e encanto na medida em que novas maneiras de jogar e brincar vão se formando.

Na escola, a meditação diária começa formalmente no final da Educação Infantil e segue ao longo dos Ensino Fundamental.

Para além da meditação, atentamos para a importância de ter atenção, presença e energia com foco. Isso é trabalhado não apenas na meditação formal, mas através de diferentes atividades envolvendo a arte, o brincar, jogos e celebrações.

A educação ambiental não se resume a projetos específicos sobre o tema. Ela faz parte de uma prática cotidiana. Está relacionada com os materiais que escolhemos para trabalhar, o destino que damos a eles, o plantio, cuidando com plantas e animais presentes na escola, etc.

Cultivamos no cotidiano as relações saudáveis, práticas de bom coração e a transformação de conflitos.

Ao olhar para o mundo interno, favorecemos aos alunos o autoconhecimento das emoções e responsabilidades.

E, além de cuidar das relações, atentamos para as estruturas e como elas organizam os convívios e as responsabilidades.

Assim convivemos

Confira abaixo os principais características de nosso cotidiano.

Todos os dias, as aulas começam com um momento de acolhimento. E, do Jardim até o final do Ensino Fundamental, os turnos de aula começam com uma roda.

Nessa roda inicial, as crianças cantam, fazem um percussão, meditam, fazem uma prece e, dessa maneira, ritualizam e celebram o início das atividades do dia. Após esse momento, estão todos integrados para seguir nas atividades programadas.

No final de cada turno também se faz uma roda. Para os alunos menores, o professor oferecer algo, geralmente uma história. Para os alunos menores, o encerramento do turno é marcadao por uma roda de conversa.

A ritualização do cotidiano está sempre presente. As rodas fazem parte da ritualização de abertura e encerramento dos turnos de aula.

Além disso, as ritualizações estão presentes também em outras atividades. Não se trata fazer cerimônias. E sim de colocar-se de maneira presente e integrada para o início de uma atividade, e de celebrar as realizações.

A ritualização é uma maneira de respeitar os ciclos internos e coletivos na realização das atividades.

A escola está situada em meio a uma área verde, com muitas árvores e telhados verdes.

Os alunos convivem diariamente com a natureza, acompanhando os ciclos de todas as estações do ano.

Todo o dia, para o lanche, a escola adota os seguintes princípios:

  1. Alimentação natural: não permitimos ultraprocessados e valorizamos aquilo que é feito em casa.
  2. Alimentação integral: valorizamos o uso de ingredientes integrais. Alimentos podem conter ingredientes não integrais, mas essa não pode ser a base (por exemplo, não permitimos pão branco).
  3. Alimentação vegetariana: a alimentação vegetariana favorece uma relação sustentável com o meio ambiente da escola (pois todos os resots serão colocados nas composteiras da escola) e estimula a variedade de ingredientes.
  4. Alimentação orgânica: sempre que possível, preferimos ingredientes orgânicos.
  5. Pouco açúcar, sal e óleo: por uma alimentação mais saudável.
  6. Sem refrigerantes, leite condensado, glutamatos, embutidos e ultraprocessados: mais uma vez, por uma alimentação mais saudável.
  7. Respeito às orientações da escola: todos os alimentos consumidos dentro da escola devem seguir esses princípios, sem exceção, mesmo em lanches individuais.
  8. Formação de hábitos em comunidade: recomendamos que a família prepare junto ou aos olhos das crianças os alimentos, e que compartilhe receitas com a comunidade, isso faz parte da formação de bons hábitos relacionados à alimentação.

A escola não possui cantina. Os lanches são trazidos por cada aluno.

Enquanto perdurar a pandemia, os lanches serão de acordo com protocolos de segurança sanitária.

Cada bimestre é marcado por uma festa. Elas formam os principais sábados letivos do ano.

O principal propósito de cada uma é o de formar comunidade, integrando famílias, alunos e educadores, bem como de compartilhar com todos práticas cotidianas de cada turma.

 

 

Na escola, não permitimos paisagens que remetam à violência. Ao contrário, construímos uma ambiência para que todos possam se sentir bem e seguros consigo e na relação com o outro.

  • NÃO permitimos fantasias de super-heróis ou personagens agressivos: quem se veste de um personagem que resolvem a questões pela violência.
  • NÃO permitimos estampas em roupas ou material escolar que remetam à violência.
  • NÃO permitimos brincadeiras agressivas, de luta, que imitem a opressão, ofensas ou ataques, mesmo que os participantes estejam “se divertindo”.

Valorizamos aquilo que produzido à mão, em família  ou em comunidade.

Não valorizamos o consumo, nem o destaque a grandes marcas e nem personagens da mídia comercial.

 

 

ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA

  • Em 2020, a Escola Caminho do Meio está atendendo aos alunos por Enino Remoto (por Zoom, vídeo-chamadas, Site Sementes e atividades impressas).
  • Para 2021, a escola pretende retomar as atividades presenciais conforme as condições de segurança sanitária e em diálogo com as famílias.

Solicite a matrícula

Inscreva-se no formulário e aguarde contato

Eles serão enviados para um quadro da escola no trello.com.

Se você efetivar a matrícula, esses e outros dados serão transferidos para um servidor próprio da escola e tomamos cuidado para não compartilhar com terceiros.

Você receberá mensagens relacionadas à matrícula.

Para receber notícias, cadastre-se no mailing ou siga-nos nas redes sociais.

Rolar para o topo