Quem somos

Educar para a felicidade

Nossa proposta pedagógica valoriza o cultivo da sabedoria, através da descoberta do mundo interno como elemento estruturador das experiências subjetivas, das relações e da formação do conhecimento. Mundo interno e externo são visto como inseparáveis. Deste modo, o conhecimento, a sustentabilidade, a criatividade, o respeito ao brincar, as habilidades sociais e emocionais compõem uma mandala a ser vivida por inteira no ambiente escolar.

Nossa história

Em 16 de março de 2008, nasceu a Escola Caminho do Meio,  na forma de um projeto educacional voltado à primeira infância, dentro da área do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB Caminho do Meio). Desde então, a escola vem crescendo. Em 2014, deu início ao atendimento a alunos do Ensino Fundamental. Hoje, oferece turmas desde o maternal até o 7º ano. E, em 2021, estaremos oferecendo Ensino Fundamental completo.

A iniciativa é mantida pelo Instituto Caminho do Meio, que não tem fins lucrativos — sua sustentação é baseada na contribuição e participação da comunidade escolar e do CEBB. 

Conheça mais

Proposta diferenciada

A escola nasceu dentro de uma comunidade budista, com a inspiração de traduzir os ensinamentos de forma não religiosa. Logo nos primeiros anos, se formaram os eixos temáticos chamados de Cinco Sabedorias. E, como resultado, temos uma proposta pedagógica que valoriza o brincar, respeita os ciclos de seus alunos, cuida da sustentabilidade, estabelece hábitos e relações saudáveis e desenvolve a autonomia na aprendizagem através de projetos.

Aprender com sentido

Escola em um bosque

Cerca de 6.000 m² de bosque, assim é a área da escola, dentro do CEBB. É um ambiente privilegiado, que favorece a criatividade e a saúde no desenvolvimento do corpo e das relações. Os ciclos da natureza são vivenciados no cotidiano e a consciência de uma vida sustentável acontece naturalmente. O nosso bosque acolhe os recreios as festas com a comunidade e os projetos de aprendizagem. O bem-estar e a educação ambiental fazem parte de nosso cotidiano

Sustentabilidade e vida saudável

Formação de comunidade

Quando uma criança é matriculada, a família torna-se inscrita junto.  Os responsáveis e todos que cuidam do aluno são convidados a participar ativamente da comunidade. Nossas festas bimestrais tem como um dos objetivos favorecer o encontro e o convívio. Temos atividade, através dos quais todos podem contribuir com a construção da escola. E nossa aplicação da Pedagogia de Projetos valoriza os saberes de todos.

Viver e conviver

Rolar para o topo