Encaminhamentos da reunião com famílias em 14.9.2019

Aconteceu no sábado 14/9, pela manhã, os encontros da Mandala Pedagóggica com as famílias da Educação Infantil e com as famílias do Ensino Fundamental. A Direção e a Coordenação Pedagógica apresentaram planos para 2020. Em seguida, todos os presentes participaram de uma conversa apreciativa para elaborar propostas e sonhos para a escola. 

Abaixo, apresentamos um resumo da apresentação e os encaminhamentos dados a partir dos pontos levantados na conversa apreciativa.

Resumo da apresentação da Mandala Pedagógica

Para 2020, estão previstas as seguintes turmas:

Turno da Manhã(*):

  • Uma turma de Educação Infantil
  • Turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.

Turno da Tarde(*)

  • Turmas de Educação Infantil
  • Turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental

(*) Essa é uma previsão de turmas, podem acontecer alterações até o final do período de matrículas.

A Escola Caminho do Meio é jovem, tem 11 anos. Desde sua fundação, a escola vem crescendo e vai continuar assim até formar a sua primeira, o que deve ocorrer em 2021 ou 2022.  

Em 2018, tivemos avanços significativos: inauguração do novo prédio do maternal, novas pessoas na equipe e outras conquistas. Ao final do ano letivo, havia 8 turmas (do maternal aos anos iniciais do Ensino Fundamental), 89 alunos e 19 pessoas na equipe.

Em 2019, a escola amplia sua estrutura administativo-pedagógica, com a inauguração da secretaria-recepção na entrada da escola e de duas novas salas para atendimento do setor pedagógico. Surgiu a primeira turma de anos finais do Ensino Fundamental e a  equipe é ampliada. Hoje, são 9 turmas, 106 alunos e 24 pessoas na equipe.

Nesse ano, o trabalho recebeu mais investimentos. Cada educador passou a ter atendimentos semanais com a Tutoria ou Coordenação Pedagógica, além das reuniões e formações regulares que a escola já oferecia nos anos anteriores. Tem acontecido movimentos importantes que contribuem no engajamento da comunidade escolar e estruturação: Grupos de Responsabilidade, formação aberta sobre as Cinco Sabedorias e outros projetos.

Ano a ano, a escola vem avançando na sua conquista financeira. A meta para 2020 é a de garantir uma autonomia financeira com base na contribuição das famílias. 

O custo mensal da escola é de aproximadamente R$ 70.000,00 — e cerca de 92% são de gastos com recursos humanos. A arrecadação com o pagamento de mensalidade é de pouco mais de R$ 50.000,00 por mês. 

A escola possui bolsistas. Há critérios para concessão de bolsas: é feita uma análise das condições financeira da família e da possibilidade de reunir recursos na sua rede familiar e de apoio. Além disso, as bolsas somente são concedidas dentro da capacidade da escola em fornecer descontos. Todo ano, nem toda solicitação de bolsa é aceita.

Para 2020, o objetivo é o de ampliar o número de pagantes integrais. Isso significa que essas famílias terão prioridade na matrícula para 2020.

Entenda-se que a escola não tem por objetivo ampliar a arrecadação para conceder bolsas. O principal objetivo é o de adquirir a autonomia financeira e tornar a escola sustentável. Se a arrecadação não crescer, é possível que haja extinção de uma ou duas turmas.

  • Já está em andamento o processo de matrículas novas. Veja aqui.
  • Nas segundas-feiras, às 10h30 e às 13h15, ocorrem reuniões do GR de Divulgação – o encontro é aberto e basta comparecer para colaborar.
  • Há apoio da comunidade na divulgação em redes sociais.

16/9 a 04/10 – Período de rematrícula para famílias que pagam o valor integral.

23/9 a 18/10 – Período de solicitação de rematrícula com bolsa.

19/12 – Respostas às solicitações de bolsas.

Encaminhamentos a partir da conversa apreciativa

A conversa entre famílias trouxe diversas contribuições. Abaixo, estão os encaminhamentos dos principais pontos dados até o dia de hoje.

Toda a comunidade está convidada a colaborar. Há três Grupos de Responsabilidade (GR), cuidam de áreas relevantes da escola, e dois Grupos de Sonhos (GS), para planejar novos projetos para a escola.

O horário de atendimento no turno da tarde será até às 18h em 2020 — atualmente, a Educação Infantil atende até às 17h30.

Será formado um Grupo de Responsabilidade de Apadrinhamento. Para focalizar ações de divulgação de maneiras de apoiar a escola — tanto para o publico externo, quanto para o público interno.

Para participar, entre em contato com a escola. 

Já foi criado o GR de Transporte, com o propósito de cuidar do transporte escolar e da organização do fluxo de carros no entorno da escola. 

Para participar, procure a Direção Administrativa.

Conforme anunciado na reunião, está aberto o GR de Divulgação. Abaixo, alguns pontos sobre a divulgação:

  • Outdoor. Já está em andamento a produção do outdoor.
  • Site. O site está renovado para melhor interação com famílias interessadas em matrículas.
  • Redes sociais. A escola está realizando ações  gradativamente. Também será solicitado o apoio das famílias nas redes sociais.
  • Palestras em condomínios e banca da escola. Depende de engajamento de famílias.

Quem quiser trazer alguma contribuição pode comparecer nos dias de GR de Divulgação (segundas-feiras, às 10h30 e às 13h15), ou procurar a Direção pedagógica.

Será formado um Grupo de Sonhos do Turno Inverso, com o propósito de construir um projeto de atividades de turno inverso para os alunos da Escola Caminho do Meio.

Para participar, entre em contato com a escola.

Será formado um Grupo de Sonhos do Berçário. Atualmente a escola não oferece berçário. A sua implementação depende de algumas ações administrativas e de um estudo sobre a sua sustentabilidade. 

Para participar, entre em contato com a escola.

Foi feita a sugestão de formar uma linha de produtos da Escola Caminho do Meio.

Há alguns planos nesse sentido em formação na Mandala Pedagógica. No entanto, essa ação depende do engajamento de famílias para ocorrer logo.

Surgiu na reunião ideias de ampliar as ações da escola, tal como desenvolver projetos sociais. 

Sobre as ações além da educação formal, o assunto será levado a uma reunião do Instituto Caminho do Meio por um grupo de famílias.

  • Parceria com a prefeitura. Não há no momento perspectiva de alguma parceria imediata com a Prefeitura relacionada com as prioridades da escola. No entanto, estamos abertos a oportunidades.
  • Inadimplência. Haverá multa por atraso na mensalidade. E, se for o caso, em 2020 podemos formar uma comissão de inadimplência.
  • Lanche. As orientações sobre o lanche estão no site. Para outras questões, procure a Direção ou Coordenação Pedagógica.
Encaminhamentos da reunião com famílias em 14.9.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo